A economia de Marrocos

    Marrocos é um país Árabe, considerado atualmente, um país emergente e capitalista (preza a liberação de setores econômicos, sendo que a abertura política é sua essência). O próprio incentiva bastante sua economia, para assim alcançar a estabilidade econômica, investindo, consequentemente, em certos setores:Serviços,indústrias transformadoras, principalmente a de Fosfato em Fertilizantes, setor agrícola,área pesqueira, pecuária e em Reservas Minerais.
    Graças, principalmente, à África, que com seus diversos Tratados e metas, consegue dinamizar a economia Marroquina, conciliando esta economia, com a da Europa (Portugal, França) e com a dos Estados Unidos, prevalecendo como produtos, a extração de Fosfato e comercialização de equipamentos petrolíferos (Deserto do Saara).
    Com uma ideologia de modernização econômica, o governo de Marrocos, pratica certos projetos (Rei Mohamed V, que gerou o aumento do PIB, Produto Interno Bruto, em sucessivos anos). Parte desses investimentos eram gastados também na educação, para qualificar a dos Marroquinos, e assim gerar o aumento da oportunidade de empregos aos jovens. A redução das desigualdades entres ricos e pobres, também era meta do governo (OMC e GAFT) marroquino, onde iria auxiliar para o combate da corrupção, diminuindo assim, os gastos públicos.
    Um pequeno esquema que resume a economia Marroquina, é este:
    Moeda: Dirrã Marroquina;
    Agricultura:Trigo, cevada, beterraba, frutas cítricas, tomate, batata, algodão, cana-de-açúcar, algodão (todos auxiliados pelo solo arável, e pelos fatores climáticos);
    Pecuária: Bovino, ovino, caprino, aves;
    Mineração:Fosfórico(possui a maior reserva mundial de Fosfato), carvão(Saara Ocidental);
    Indústria:Fertilizantes (adubo), refino de petróleo, alimentos, têxtil, artigos de couro.
    A economia Marroquina, pode ser representada pela dependência das exportações de matéria-prima. Além disso, Espanha, Japão e a União Soviética, podem pescar em águas marroquinas, com uma condição: executar programas de expansão de suas indústria pesqueiras em Marrocos. Seu sistema financeiro, é misto, onde os bancos estatais convivem com bancos privados nacionais e estrangeiros. Por querer se integrar a Comunidade Europeia, Marrocos, se esforça bastante, exportando assim o Ácido Fosfórico. Tais investimentos, são suficientemente para equilibrar as contas públicas, consequentemente, para a redução de gastos, e privatizações estatais. A região de Tahsint, é caracterizada por ser Petrolífera, tendo infraestrutura para exploração, transporte e refino de combustível.
    O Brasil possui um belo entendimento nos planos políticos com Marrocos, por isso produzem uma Cooperação Sul-Sul, apresentam um valioso apoio um com o outro, fazendo visitas um ao outro.

 

Fernanda  Maria